Ultimamente tem-se falado muito em aulas de Pilates, mas afinal, em que consiste essa técnica que cada vez se torna mais popular?
Sinônimo de condicionamento físico com bons e importantes resultados, o Pilates não é apenas um método que possibilita resultados no corpo do seu praticante, mas também uma técnica que trabalha com o controle da mente e do corpo.
O método de Joseph H. Pilates foi o produto da sua observação, durante toda a vida, do corpo humano e do seu funcionamento natural. Ele chamou este sistema de “Contrologia”, que ele definiu como “a ciência e a arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente e espírito através de movimentos naturais sob o rigído controle da vontade.
O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios utilizando aparelhos, solo e acessórios, com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Os exercícios, normalmente, são feitos com menos repetições e com movimentos precisos, promovendo a harmonia, a flexibilidade e o equilíbrio muscular. A aula é supervisionada por um professor que orienta o aluno individualmente ou em pequenos grupos, direcionado-o às sua necessidades.
O Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico e ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora, consciência corporal, a centralização e simetria corporal, a respiração, concentração, o alongamento, e a tonicidade muscular.
Vívian Ribeiro - Educadora Física
Abril/2008