4 de abr. de 2009

Exercicios de Pilates para Gestantes

Exercícios respiratórios, movimentos que fortaleçam os tendões e articulações, exercícios para contração/relaxamento/fortalecimento do assoalho pélvico, além de alongamentos variados são muito indicados para gestantes.

Abaixo estão alguns exemplos de exercícios que as gestantes podem fazer (de preferência com a ajuda de um profissional). São movimentos simples que aumentam a disposição física, diminuem os inchaços das pernas, aliviam as possíveis dores lombares e ainda ajudam a musculatura a se fortalecer para a hora do parto. As fotos foram retiradas do site bebe.com.br.

Sempre é bom lembrar que o médico deve liberá-la para as atividades físicas.


Exercício I – Pressionar a bola com os joelhos soltando o ar no momento do esforço. Você deve sentir os músculos internos das coxas. Este exercício melhora a circulação na região pélvica, preparando-a para um possível parto normal. Além disso, auxilia no alívio e na prevenção de dores lombares e na sacro-ilíaca.

Exercício II – Alongamento da parte posterior da perna. Pode ser feito com uma toalha. Este exercício melhora a circulação de retorno e evita câimbras.

Exercício III – Esse movimento mobiliza a coluna e aciona a musculatura glútea e da parte posterior da coxas, o que auxilia na prevenção de dores na coluna e fortalece as pernas. Pode ser feito sem elevação dos pés e sem a bola entre os joelhos.

Exercício IV – Alongamento lateral de tronco. Melhora a circulação sanguínea e mobiliza a articulação dos ombros.

Exercício V – Ajoelhada, empurrar a bola para longe e relaxar o tronco ao final do movimento. Para voltar à posição inicial, arredondar a coluna e espreguiçar como gato. Fortalacer glúteos, pernas e mobiliza a coluna.

Exercício VI – Com uma bola suíça embaixo dos joelhos, girar a pelve e as pernas devagarzinho para um lado e para outro. Este, relaxa a lombar e descansa as pernas.

Exercício VIII – Neste exercício, a perna esticada movimenta-se para cima e para baixo, fortalecendo os músculos posteriores da perna e glúteo. As mãos podem ficar apoiadas no chão. Neste exercício, os músculos abdominais devem estar “segurando” a barriga para que você não tenha a sensação de que ela irá “cair”.

O Espaço Alternativa (Rua Ilacir Pereira Lima, 195 / 203 - Cidade Nova) oferece profissionais aptos a lidar com a situação especial da gestante. Qualquer dúvida é só entrar em contato pelos telefones (31) 3075-7406 ou (31) 8811-8261 ou pelo e-mail: alternativapilates@hotmail.com

Boa gestação a todas.

Vívian Santos.

Nenhum comentário: